BLOG

Outubro rosa e a queda de cabelo

Receber um diagnóstico positivo para o câncer de mama pode ser devastador para as mulheres. Além de todos os problemas relacionados à saúde, a autoestima também fica prejudicada devido aos efeitos do tratamento. A queda de cabelo, por exemplo, é um dos transtornos que mais abalam quem precisa passar pela quimioterapia.
A boa notícia é que, devido aos avanços tecnológicos e novos procedimentos que chegam ao mercado, existe um método que vem sendo utilizado para evitar a queda de cabelo, também conhecida como alopecia. A dermatologista e especialista em tricologia e implante capilar, Luiza Ottoni, comenta que a crioterapia é um tratamento muito eficiente e que pode ser realizado durante as sessões de quimioterapia.
“O tratamento consiste em colocar um tipo de touca no couro cabeludo por pelo menos 30 minutos antes da quimioterapia. A touca, também conhecida como cold cap (touca gelada), possui substâncias adequadas que resfria a área do cabelo e diminui o fluxo sanguíneo nos folículos capilares resultando assim na menor absorção dos medicamentos nessa região. Dessa maneira, a queda dos fios pode ser diminuída consideravelmente”, explicou a especialista.


Sem efeitos colaterais
Segundo a tricologista, a crioterapia, de maneira geral, não possui nenhum efeito colateral, mas pode causar enxaqueca ou ser prejudicial para quem possui algum tipo de alergia. A especialista ressalta que, assim como em qualquer tratamento, deve-se passar antes por avaliação médica adequada para saber se o paciente está apto a realizar o procedimento.

Precisa de ajuda?