Como lidar com a queda de cabelo após o parto
Após a gravidez, muitas mulheres se assustam com a quantidade de cabelo que perdem por dia. Algumas podem achar que existe algo de errado no organismo. Mas, na realidade, o transtorno é muito comum e afeta praticamente todas as mulheres após o parto. A dermatologista e especialista em tricologia, Luiza Ottoni, explica que, geralmente, o problema começa após três meses de nascimento do bebê. “O problema ocorre devido a diversas alterações hormonais que afetam o público feminino na fase de amamentação. Até mesmo mulheres que possuem algum empecilho para amamentar tendem a sofrer com a queda de cabelo, porém em menor quantidade”.
Ela esclarece que manter uma alimentação rica em vitaminas e minerais é essencial para conter a queda. Além disso, alguns medicamentos também podem auxiliar. Porém, a dermatologista destaca a importância de procurar um especialista e passar por avaliação médica antes de ingerir qualquer remédio. “Em casos que o médico julga necessário o uso de medicamentos, é muito comum a indicação de suplementos de ferro, pois, normalmente, a queda de cabelo está relacionada a anemia consequente das alterações durante a gravidez e no pós-parto. Por isso, uso de suplementos ricos em vitaminas, minerais, queratina e cistina, como o Pantogar e o Minoxidil, também são bastante recomendados”.
3 Dicas para diminuir a queda de cabelo
Após o parto, Luiza garante que seguir algumas dicas pode ser fundamental para minimizar a queda dos fios. Confira:
1) Alimentação saudáve l – Investir em uma dieta balanceada é essencial para diversos aspectos. Entre eles, o hábito também auxilia na saúde dos fios. Alimentos ricos em proteínas, vitamina A, ferro e zinco, como carne, leite, cenoura, feijão, entre outros, são os mais recomendados.
2) Uso de cosméticos para cabelos frágeis – Na hora de comprar cremes e shampoos para o cabelo, é recomendado procurar por aqueles especiais para cabelos frágeis e/ou que auxiliam a evitar a queda.3) Pentear e lavar sem exageros – O ideal nessa fase é lavar e pentear o cabelo no máximo três vezes por semana. Além disso, usar chapinha, secador e produtos agressivos é prejudicial durante este período.