TRATAMENTO CALVÍCIE FEMININA EM BELO HORIZONTE
Cerca 40% das mulheres experimentam perda de cabelo (alopecia) em algum momento de suas vidas; entre as mulheres na pós-menopausa, até dois terços sofrem queda de cabelo ou apresentam falhas significativas em determinadas regiões da cabeça. E, a perda de cabelo nas mulheres geralmente tem um impacto maior do que a perda de cabelo nos homens, porque é menos socialmente aceitável para elas.
A alopecia pode afetar gravemente o bem-estar emocional e a qualidade de vida de uma mulher. Pode ser frustrante, mas nos últimos anos houve um aumento nos recursos para lidar com o problema.
Desde já, vale dizer que o tempo faz diferença e que prevenção é a melhor forma de combate. Nos casos iniciais a reversão pode ser completa, porém em casos tardios isso não ocorre e os tratamentos buscam apenas evitar a piora. Portanto, detectar a alopecia androgenética feminina ainda precoce é melhor forma de garantir resultados positivos.
A calvície feminina manifesta-se como rarefação e afinamento dos fios na região central do topo da cabeça, de forma diferente da calvície masculina. O processo de miniaturização nas mulheres é mais difuso e ocorre de forma gradual.
A causa da alopecia androgenética feminina é genética-hormonal. O início do aparecimento dos sinais pode ocorrer logo após a puberdade, com picos de prevalência entre 20 e 30 anos, além dos períodos próximos a menopausa.
Diagnóstico de calvície feminina é realizada pela tricoscopia digital, aparelho que possui lupa de aumento de até 120x, para análise do couro cabeludo e dos fios, assim o diagnóstico em consultório pode ser feito de maneira mais precisa.
Tratamento da calvície feminina em BH:
– xampus para controle de oleosidade
– loções capilares com agentes espessantes ou hormonais
– comprimidos
– MMP capilar: grande novidade é a aplicação com microinjeções de medicamentos diretamente na pele do couro cabeludo com aparelhos eletrônicos.
– Transplante capilar em mulheres: ótima opção principalmente para região da franja em mulheres.
– Tratamento de calvície feminina deve ser contínuo e sempre realizado com médico dermatologista tricologista.