SERVIÇOS

Calvície Masculina

Você sabe o que é a e o que causa a Calvície Masculina em BH?

Nesse artigo vamos te explicar tudo sobre.

O que é a Calvície?

Primeiramente, a calvície ou também chamada alopecia androgenética é a principal causa de rarefação ou queda capilar em homens.

Inclusive, estatísticas demonstram que 50% dos homens podem ser acometidos de algum grau de calvície até a 6ª década de vida. Dessa forma, após os 50 anos, o processo da perda se torna mais lento. 

Trata-se de desordem genético hormonal que tem como principal via hormonal envolvida a formação de Dihidrotestosterona (DHT) a partir da Testosterona.

A ação do DHT nos pacientes geneticamente suceptíveis leva ao afinamento progressivo dos fios na região das “entradas” e do vértex (“coroa”) mais frequentemente.

Em geral, a parte posterior do couro cabeludo é poupada, pois os fios ali presentes são “resistentes” geneticamente à ação hormonal. Esta é a chamada área doadora para transplante capilar.

 

QUADRO CLÍNICO TÍPICO DA CALVÍCIE MASCULINA: AFINAMENTO E RAREFAÇÃO DE FIOS NAS ENTRADAS E REGIÃO DA COROA E TOPO DA CABEÇA.

Na classificação mais utilizada, temos 7 estágios de calvície (veja abaixo).

Opções de tratamento disponíveis para calvície em BH:

Sobretudo, o ideal é sempre consultar o seu médico, para verificar as indicações e contra indicações de cada tratamento.

  • MMP® capilar (microinfusão de medicamentos na pele): Procedimento minimamente invasivo que consiste na aplicação de um dispositivo eletrônico com microagulhas que introduzem medicação no couro cabeludo.
  • Transplante capilar pelas técnicas FUT e FUE: A alternativa cada vez mais conhecida e procurada pelos homens é o transplante capilar.
  • Soluções que estimulam o crescimento e aumento da espessura dos fios.

Existem duas técnicas para o implante: A FUT e a FUE:

Na técnica FUT é removido uma faixa de fios da região posterior do couro cabeludo. Na técnica FUE os fios são removidos um a um com punches motorizados.

Sem dúvidas, é importante enfatizar que a técnica de transplante capilar evoluiu e todos os fios são implantados um a um independente da técnica a ser utilizada. Com isso, os resultados ficam naturais, ao contrário de técnicas do passado onde os cabelos pareciam “cabelos de boneca”.

Além disso, hábitos de vida saudáveis podem contribuir no tratamento como evitar estresse excessivo, o uso de cigarros, álcool e uso de anabolizantes, manter os cabelos sempre limpos e uma alimentação adequada.

MITOS E VERDADES SOBRE CALVÍCIE MASCULINA EM BH

  • Cortar ou raspar evita a queda ou a calvície? MITO.

    Em primeiro lugar, o processo de miniaturização, ou afinamento dos fios ocorrerá independentemente do que se faça no comprimento da haste (fio). Ou seja, cortar ou raspar os fios não é tratamento para evitar a queda ou rarefação capilar. Porém, para as pessoas que usam cabelos compridos, o ato de cortar pode levar a uma sensação de mais volume, pois retira as pontas mais finas.

  • Maus hábitos que podem intensificar a queda capilar masculina? VERDADE.

    A Calvície é genética, porém hábitos de vida não saudáveis podem contribuir para que a progressão mais rápida do quadro. Aliás, má alimentação, estresse psicológico intenso, má qualidade de sono, tabagismo, etilismo exagerado são hábitos que irão piorar a saúde como um todo e também a qualidade dos fios.

  • O uso excessivo de bonés no dia a dia influencia na queda de cabelo do homem? MITO.

    O uso esporádico do boné não irá aumentar a progressão do afinamento dos fios. O mais importante é que o couro cabeludo esteja sempre limpo, assim, poderemos evitar a exacerbação da dermatite seborreica (caspa), que seria um fator que piora a qualidade do fio e pode contribuir para o aumento da queda capilar.
  • Esportes danificam os cabelos? MITO.

    Pelo contrário, hábitos de vida saudáveis também contribuem para os fios. É importante que se mantenha sempre o couro cabeludo limpo e os fios hidratados, principalmente para quem pratica atividade física diária, e precisa lavar os fios diariamente.

  • Uso de hormônios anabolizantes contribuem para a queda capilar? VERDADE.

    Hormônios que irão aumentar os níveis de testosterona podem contribuir para a progressão da calvície sim. Isso, porque com o aumento da testosterona, os níveis de DHT também irão aumentar. E já sabemos que em homens com predisposição genética a calvície, é o DHT que promove o afinamento dos fios.

  • Lavar os cabelos todos os dias propicia a queda? MITO.

    A princípio, a frequência de lavagem do couro cabeludo e dos fios irá depender da oleosidade. Cabelos oleosos devem ser lavados diariamente, e isso não aumenta a queda. Entretanto, se o couro cabeludo fica oleoso, ai sim poderemos ter aumento de dermatite (caspa) e também da queda de fios.

  • O resultado de transplante capilar fica natural? VERDADE.

    As técnicas de implante melhoraram muito. As unidades foliculares são implantadas uma a uma com agulhas especificas para não danificar os bulbos (seja na técnica FUT ou FUE). Inclusive, com isso, temos resultados com naturalidade! Sem dúvidas, o transplante é um excelente complemento para reconstrução da área calva em homens.

A saber, você pode fazer o Tratamento de Calvície Masculina em BH aqui na TricologiaBH com a Dra. Luiza.

Pois, oferecemos um tratamento capilar moderno, individualizado, completo e de excelência para os pacientes.

Saiba mais entrando em contato